Skip to main content
search
Hidratação e Dicas Nutricionais

Diariamente o nosso corpo é afectado por agressões externas, tais como alterações climatéricas, stress e má alimentação. Nesse sentido, e com a chegada das temperaturas frias, uma das problemáticas que se destaca é a desidratação que pode ter como sintomas: sensações de indisposição, inchaço/distensão abdominal, dores de cabeça e/ou alterações gastrointestinais.

Apostar na redução de alimentos processados, ricos em açúcar e gordura, na redução de bebidas alcoólicas e no aumento da ingestão de água podem ser a chave para restabelecer o equilíbrio, manter a hidratação e reeducar a sua alimentação.

Receita de Água Aromatizada de Romã e Hortelã

Ingredientes:

2 Romãs

Sumo de 1 Limão

2 Ramos de Hortelã

1 L de Água

Preparação:

  1. Descasque as romãs e triture num liquidificador o conteúdo de forma a obter um puré. Adicione 200 ml de água e volte a triturar.
  2. Passe o puré por um coador para um jarro ou outro recipiente. Adicione os restantes 800 ml de água.
  3. Junte o sumo do limão e a hortelã. Prove e ajuste ao seu gosto, podendo adicionar uma colher de café de stevia para adoçar.
  4. Está pronta a servir. Reserve no frigorífico.

Dicas da Nutricionista

De forma simplificada, sem a necessidade de fazer jejum ou dieta de líquidos (detox), a nossa nutricionista deixa-lhe algumas dicas para regressar aos hábitos alimentares saudáveis e fazer um reset:

  • Tenha uma alimentação saudável e variada, preferindo o consumo de pescado ao consumo de carne, evitando a ingestão de carnes vermelhas e processadas.
  • Pode ainda optar por algumas refeições vegetarianas utilizando como fonte proteica os ovos e as leguminosas.
  • Aposte na ingestão de hortícolas como base das suas refeições, de forma a ingerir uma quantidade suficiente de vitaminas, minerais e fibra.
  • Prefira cozinhados simples como cozidos, grelhados e assados ou estufados simples com pouca gordura.
  • Reduza a ingestão de alimentos processados, açúcar e alimentos açucarados como sumos e refrigerantes, chocolate, bombons, cereais de pequeno-almoço, bolos, leite condensado, fruta em calda, açúcar, mel, compota, entre outros.
  • Evite o consumo de alimentos com elevado teor de gordura saturada e trans, como fritos, produtos de pastelaria folhados, manteiga, entre outros.
  • Evite o consumo de álcool, que possui substâncias nocivas ao normal funcionamento do fígado e possui um elevado teor calórico.
  • Mantenha uma adequada ingestão diária de água, segundo as suas necessidades específicas.

Esclareça as suas dúvidas junto da nossa nutricionista. Marque já a sua avaliação aqui!

Artigos Relacionados
  • Com o início do Verão e a maior exposição solar é essencial cuidar da pele para conseguir obter um bronzeado uniforme e duradouro. A Nutrição desempenha um papel fundamental...
  • Maio é o mês do coração, e, é importante relembrar que a prevenção das doenças Cardiovasculares é essencial. Em Portugal, morrem anualmente cerca de 35 mil portugueses por doenças...
  • Diariamente o nosso corpo é afectado por agressões externas, tais como alterações climatéricas, stress e má alimentação. Nesse sentido, e com a chegada das temperaturas frias, uma das problemáticas...