A Organização Mundial de Saúde define o termo “saúde” como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Actualmente as principais causas de morte a nível mundial são patologias cuja origem está, frequentemente, associada a factores alimentares e ao estilo de vida.
A Nutrição Funcional é considerada a Nutrição do século XXI, por oferecer uma abordagem generalizada de prevenção e tratamento de doenças crónicas, através da detecção e/ou correcção de desequilíbrios nutricionais.
A consulta em Nutrição Funcional é indicada para todas as pessoas desde bebés a idosos passando pelos desportistas e grávidas. Defende uma dieta o mais natural possível e um tratamento centrado no paciente e na sua individualidade bioquímica.
Esta área da nutrição é indicada para da resposta a diversos sintomas, ou patologias, que apesar de serem muito comuns não devem ser considerados normais, tais como a alteração da composição corporal, excesso de peso, baixo peso e/ou aumento de massa muscular, deficiências nutricionais, doenças crónicas, doenças oncológicas e efeitos secundários relativamente aos tratamentos da doença, alterações e doenças no sistema digestivo, alterações nos sistemas nervoso, imunitário e endócrino, entre outros.
Os benefícios da Nutrição Funcional podem ser:
- Melhoria da composição corporal
- Melhoria do rendimento físico e desportivo.
- Auxílio no tratamento ou controlo de diversas patologias crónicas como, por exemplo, a obesidade, doenças cardiovasculares e dislipidemias