Skip to main content
search
Estratégias nutricionais para uma boa saúde capilar

A nutrição capilar tem um papel essencial para manter um cabelo saudável e protegido. A sua boa aparência é, geralmente, indicadora de um bom estado de saúde de forma geral. No entanto, qualquer mudança no couro cabeludo pode representar um défice nutricional ou alteração do estado de saúde.

O Papel da Nutrição

Em consulta de nutrição deve ser avaliado o estado nutricional do utente e também os seus hábitos alimentares, de modo a perceber se existe algum défice nutricional que influencie a saúde do cabelo. Caso seja esse o diagnóstico, este deverá ser corrigido através da alteração dos hábitos alimentares e, se necessário, através de suplementação nutricional.

A quantidade e a qualidade do cabelo estão intimamente relacionadas com o seu estado nutricional. O suprimento, absorção e transporte normais de proteínas, calorias, oligoelementos e vitaminas têm uma elevada importância em tecidos com alta actividade biossintéctica, como o folículo piloso.

Em casos de desnutrição proteica e calórica, bem como deficiências de aminoácidos essenciais, oligoelementos e vitaminas, doença cardíaca congénita, doença neuromuscular, doenças crónicas, doenças malignas, alcoolismo e idade avançada, o crescimento, a resistência e a pigmentação do cabelo podem ser prejudicados.

A desnutrição calórico-proteica pode gerar alopecia ou enfraquecer o cabelo tornando-o fino e quebradiço. A carência de nutrientes como ácidos gordos essenciais (ómega 6, 3 e 9), ferro, zinco, selénio e vitamina A também podem ter influência no aspecto do couro cabeludo.

Desta forma, para a manutenção de um cabelo saudável, a dieta deve incluir alimentos como cereais integrais, sementes e frutos oleaginosos, uma boa variedade de hortícolas e fruta fresca, leguminosas, azeite, peixe gordo, laticínios fermentados e carne. Pode encontrar os micronutrientes necessários mencionados nas seguintes fontes alimentares:

Este é um processo que não necessita de encarar sozinho/a. Se pretende um acompanhamento cuidado e melhorar a sua saúde capilar, marque já a sua avaliação aqui!

Artigos Relacionados
  • Maio é o mês do coração, e, é importante relembrar que a prevenção das doenças Cardiovasculares é essencial. Em Portugal, morrem anualmente cerca de 35 mil portugueses por doenças...
  • A Organização Mundial de Saúde define o termo “saúde” como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Actualmente as principais causas de morte a nível mundial são patologias cuja origem está, frequentemente, associada a factores alimentares e...
  • A alimentação é determinante nas mudanças no nosso corpo e sabemos que a saúde feminina é particularmente diferente da saúde masculina, nomeadamente nas oscilações hormonais e nas diferentes fases do ciclo de vida associadas às funções...